O que é LowCarb ?

Quando falamos de low carb, a maioria das pessoas pensa imediatamente em um coisa folcloricamente denominada de “dieta da proteína” .
Dentro do imaginário das pessoas, e muito em virtude dessa expressão infeliz, low carb é visto como consumo exclusivo de carne vermelha, bacon, ovos, linguiça e café com manteiga. Sim consumimos gorduras porém gorduras boas, a base da LowCarb são os vegetais e não todo resto! Então se você está colocando um monte de carne no prato, embutidos e nada de vegetais e acha que isso é ser LowCarb volte 2 casas haha 😀
•Já foram publicadas várias pesquisas que demonstraram a eficácia da diminuição de carboidratos na alimentação para a perda de peso e melhora da composição corporal 💪🏻(sem precisar contar calorias) •
As dietas de baixo carboidrato eram demonizadas e consideradas prejudiciais à saúde basicamente porque promoviam a um alto consumo de gordura, principalmente de gordura saturada.

No entanto, a ciência já provou que a gordura saturada é inofensiva .

E desde então, cada vez mais as pesquisas comprovam que as dietas low-carb (LC) emagrecerm muito mais do que dietas low-fat (pouca gordura e mais ricas em carboidratos) e melhoram índices de glicose, colesterol, triglicérides e outros marcadores de saúde.

Apesar do alto consumo de gordura, a dieta LowCarb não aumenta o colesterol “ruim”).

O principal motivo para as dietas LC serem tão eficientes no emagrecimento é porque:

Ao reduzir o consumo de carboidratos e ingerir mais gordura (boa), as pessoas sentem maior saciedade e automaticamente acabam consumindo menos, sem precisar pensar em se controlar, pois ficam saciadas mais rápido e por mais tempo!

👉🏻O corpo digere os carboidratos transformando-os em açúcar simples (principalmente glicose) no trato digestivo.

De lá, esse açúcar cai na corrente sanguínea e eleva os níveis de glicose.

Como níveis elevados de açúcar no sangue são tóxicos, o corpo reage com o hormônio insulina, que sinaliza para as células absorverem e armazenarem a glicose.

Para as pessoas saudáveis, a liberação da insulina resolve rapidamente o problema. No entanto, muita, muita gente sofre com esse sistema do corpo lidar com a glicose (muita gente tem esse problema e nem sabe).

Essas pessoas têm a chamada “resistência à insulina”, o que significa que o corpo tem dificuldade de armazenar a glicose nas células, mesmo com a liberação de grandes quantidades de insulina .

A resistência à insulina pode levar à diabetes tipo 2, que ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina o suficiente para retirar a glicose da corrente sanguínea após as refeições.

👉🏻Porque a LowCarb é tão indicada:

 Ao consumir alimentos com baixo carboidratos e carboidratos bons (legumes,verduras e em alguns casos raizes), você reduz a necessidade de insulina. Assim, tanto os níveis de glicose como o de insulina caem bastante nas dietas LC .

De acordo com o dr. Eric Westman, que tratou muitos diabéticos usando uma abordagem de cardápio low-carb, ele conseguiu reduzir a dose de insulina de seus pacientes em 50% já no primeiro dia .

Em uma pesquisa com diabéticos de tipo 2, 95.2% conseguiram reduzir ou eliminar o uso de remédios dentro de 6 meses com as dietas low-carb!

Veja se não é genial?!
👉🏻Como o Dr Souto diz em seu blog:



“Não há necessidade de complicar com fases, regras detalhadas, etc. aquilo que, no fundo, é simples:

1) Cortar açúcar;

2) Eliminar grãos (especialmente trigo e soja);

3) Evitar raízes (“tubérculos”, em especial batatas) se você precisa perder muito peso (caso contrário, não);

4) Optar por comida de verdade;

5) Não consumir gorduras artificiais (margarinas) e evitar as refinadas (óleos extraídos de sementes);

6) Perder o medo da gordura natural dos alimentos;
 •Exemplo de pratos LowCarb:


Tentei explicar aqui um pouquinho sobre a LowCarb espero que ajude! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s